sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Fotos antigas de Pelotas


João_Simões_Lopes_Neto (enoch haym) 1865-1916

Artigo de João Simões Lopes Neto na Revista do Primeiro Centenário de Pelotas (1)

Artigo de João Simões Lopes Neto na Revista do Primeiro Centenário de Pelotas (2)

Retrato de João Simões Lopes Neto

João Simões Lopes Neto aos 5 anos de idade
Chafariz da Matriz 1902 Foto Acervo do Sanep
Bibliotheca Pública Pelotense com só um andar

Beneficência Portuguesa - início do século XX

Asilo de Mendigos

Antigo telégrafo

clube comercial - Augusto Amoretty

casa de Augusto Leão Pinheiro

casa de Paulino Leite - rua Marechal Deodoro


porto de pelotas - início do século XX - Acervo da SECULT

mercado público - fonte: Nelson Nobre Magalhães

mercado público - fonte: Nelson Nobre Magalhães

mercado público - fonte: Francisca Michelon (Imagens de Pelotas)

Mercado público "lembrança de pelotas - Livraria Pelotense de Albino Isaacsson" - Fonte: Eduardo Arriada

Mercado Público (1906) - Acervo pessoal_Eduardo Arriada--

Mercado Público (1910 - Edir Meira) - Acervo pessoal_Eduardo Arriada--

Mercado Público (Edir Meira) - Acervo pessoal_Eduardo Arriada--

Mercado Público

mercado-público-Pelotas

Mercado Público

mercado público - fonte: Nelson Nobre Magalhães

Projeto do carro-pipa para transporte de água em Pelotas - séc XX - Fonte_Ester Gutierrez 2004

Colégio Eliseu Maciel - aqui começou a Universidade Federal de Pelotas

Fábrica de Chapeos Pelotense-

Livraria Echenique

página 9 do livro AS MISSÕES ORIENTAIS E SEUS DOMÍNIOS de Hemetério José Velloso da Silveira - editado em 1909 pela ‘Typografia da Livraria Universal”, de Carlos Echenique – Editor Proprietário

Moinho Pelotense



Rua Marechal Floriano 1900

rua Marquês de Caxias (atual Santos Dummont) esquina com a Dr. Amarante (1930)

"A provincial capital - Pelotas, Rio Grande"

Santa Casa 1900

Carruagens fúnebres (Fonte: Guardiões da Memória - Volume 1 - Zênia de León)

Casario histórico na praça Pedro Osório

Praça Pedro Osório

Praça Pedro Osório

Praça Pedro Osório

Praça Pedro Osório

Graf Zeppelin na Praça Coronel Pedro Osório em 1934

Praça das Carretas

Prefeitura

Prefeitura

Estação Ferroviária - na época o Arroio Santa Bárbara passava pela atual avenida Salgado Filho, ainda não havia sido desviado e transformado em Canal Santa Bárbara

Estação Ferroviária

Estação Ferroviária ainda em funcionamento
Outra foto antiga da Estação Ferroviária


Estação Férrea de Pelotas em 1913

Antiga sede da estância da Palma (atual Capão do Leão), onde viveu o Coronel Alberto Rosa

Reconstrução do mapa das galerias de esgoto de Pelotas

Reconstrução da página do livro que mostra as dimensões das galerias de esgoto de Pelotas

Construção da rede de esgotos de Pelotas - 1913

Construção da rede de esgotos de Pelotas - colocação das fôrmas

Construção da rede de esgotos de Pelotas - coletor ocidental

Construção da rede de esgotos de Pelotas - Retirada dos estaqueamentos

Construção da rede de esgotos de Pelotas - atual rua Santos Dumont (no fundo, à esquerda, está a Santa Casa de Misericórdia)

Barão do Arroio Grande


Baronesa do Arroio Grande - Pintura do acervo do Museu da Baronesa

Brasão do Barão do Arroio Grande

Barão e Baronesa do Sobral

Barão dos Três Cerros
Baronesa dos Três Cerros
A "Sinhazinha"

11 comentários:

  1. Olá meu nome é liziane,futura arqueologa, tenho muitos arquivos que me foram deixados de herança, acho que seria de grande valor para este trabalho. Se quizer saber mais sobre, lilihlouzada@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Tenho um imenso praser em saber que que a um meio de comunicação que divulgue minha terra natal e de todos os pelotenses.Hoje eu moro em Gravatai região metropolitana de Porto Alegre cinto muita falta de minhas raises. ass fabianovinholes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. É uma volta ao passado, apesar de nascido em 1949 reconheco aqui muitas fotos que meu pai me mostrava. Obrigado por poder fazer um retrocesso no tempo. Parabéns a todos vocês e muito obrigado por dar vida a nossa terra. Tenho um livro de 1922 que tem muitas fotos de Pelotas antiga, vou copiar e encaminhar a vocês.
    Carlos

    ResponderExcluir
  4. Uma coisa que admiro no nosso povo Pelotense, é o sentimento de amor à terra. Mesmo longe, nosso coração está e estará sempre lá, fortalecendo nossas raízes. Amo minha terra! Sou Pelotense e gaúcha antes que Brasileira!!!
    Ana Maria de Campos Lima

    ResponderExcluir
  5. OLÁ ME CHAMO CAMILLA, MINHA PROFESSORA DE HISTÓRIA PROPOS O TRABALHO DE PEGAR UMA IMAGEM DE PELOTAS ANTIGAMENTE E AGORA E COMPARAR.. E ESTOU ACHANDO ISSO DEMAIS.! AMEI VER AS FOTOS E CONHECER UM POUQUINHO DA MINHA CIDADE; OBRIGADO, TA DEMAIS O BLOG.

    ResponderExcluir
  6. GOSTARIA DE FAZER UMA CORREÇÃO NA FOTO DA ANTIGA CERVEJARIA SUL RIOGRANDENSE: O PRÉDIO ERA DE PROPRIEDADE DA CIA CERVEJARIA BRAHMA E ESTEVE FECHADO DURANTE MUITO TEMPO. QUANDO O SR JOÃO FRANCISCO LEAL FOI CONVIDADO PELA A BRAHMA PARA REPRESENTAR OS PRODUTOS NA REGIÃO SUL. ENTÃO ESTE CRIOU A EMPRESA BRASUL DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS LTDA. EM 1976, ESTA EMPRESA COLOCOU O NOME DA BRAHMA NO MERCADO NOVAMENTE. A EMPRESA FICOU EM FUNCIONAMENTO DE 1976 ATÉ 1994, QUANDO ENTÃO O SR LEAL VENDEU A EMPRESA PARA DIBRAMAR, ESTA QUE FICOU NO MERCADO POUCO MAIS DE 2 ANOS E ENCERROU AS ATIVIDADES.

    ResponderExcluir
  7. GOSTARIA DE PARABENIZAR SEU TRABALHO E VER A POSSIBILIDADE DE ME AJUDAR EM UMA DUVIDA?
    TEM UMA PEQUENA PONTE NA AVENIDA REPUBLICA DO LIBANO QUE ESTA SE DETERIORANDO E GOSTARIA DE SABER A HISTÓRIA DELA, PARECE SER ANTIGA.

    ResponderExcluir
  8. nossa,muito interessante,todos os fatos de uma época de muitissima dificuldade,hoje a vida é bem mais tranquila,sem tantos trabalho,naquela época as pessoas trabalhavam muito mais,sem nenhum conforto...meu deus,eles passaram muito trabalho,parabéns por esse trabalho fantastico,eu nasci em pelotas,tenho muito orgulho disso,pelotas rumo ao seu 200 anos!!!!

    ResponderExcluir
  9. Muito bom,nós precisamos saber sempre mais do lugar onde nascemos e crescemos.
    Orgulho de ser Pelotense.
    Parabéns pelo trabalho!

    Rosane de Ávila

    ResponderExcluir
  10. MAIS fotos aqui: http://www.facebook.com/pages/Projeto-Pelotas-Mem%C3%B3ria/136187553155125?notif_t=page_new_likes

    ResponderExcluir
  11. Alguém tem fotos das balsas e filas e bares e gente, das travessias que se fazia para Rio Grande, pela década de 60?

    ResponderExcluir